Encontro Brasileiro de Educação Infantil Waldorf "Preservando a Infância Através do Brincar e da Imitação" com Lydia Hortélio
São Paulo, 7 a 10 de abril de 2020

Palestrantes

Lydia Hortélio

A educadora, pesquisadora e etnomusicóloga Lydia Hortélio é uma importante conhecedora da Cultura da Criança. Através de suas pesquisas realizadas no Brasil nos últimos 50 anos em torno do brincar e do universo cultural da criança, desenvolveu um profundo e amplo conhecimento sobre a Infância e abriu caminho para uma nova consciência e uma nova concepção de Educação em nosso país.
Lydia Hortélio tem formação em Música: Piano, Educação Musical e Etnomusicologia, com estudos de pós-graduação no Brasil, Alemanha, Portugal e Suíça. Realiza pesquisa e documentação de Cultura da Criança, Música Tradicional da Infância, Cultura Popular e Educação através da Cultura há mais de meio século. Ministra cursos, palestras, oficinas e exposições, no Brasil e no exterior. Tem participação em vários projetos de Educação e Cursos de Formação de Professores. É autora dos livros: “Uma experiência em Educação, História de uma manhã...” e “O Presépio ou o Baile de Deus Menino”; dos CDs: “Abra a Roda, tin dô lê lê...”, “Ô, Bela Alice” e “Céu Terra, 51 Cada vez sai um... Brinquedos dos meninos de Serrinha”; e participou dos filmes: “A Criança com vida”, “O Quintal das Crianças”, “Tarja Branca- a revolução que faltava” e “Mitã”. Foi homenageada na Ocupação Itaú Cultural 2019 e em 2009 recebeu o prêmio Honra ao Mérito Cultura.

Adelson Fernandes Murta Filho

Adelsin é brincante e integrante da Casa das 5 Pedrinhas/Zerinho ou Um.
Com formação em Artes Plásticas, trabalha há mais de trinta anos com a pesquisa, documentação e irradiação da cultura das crianças.
Adelsin realiza “oficinas de brinquedos” para crianças, jovens e adultos em todo o Brasil e presta consultoria para instituições públicas, privadas e organizações não governamentais que trabalham com a criança, a cultura, a educação e o meio ambiente.
Adelsin ajudou a conceber e a implantar mais de 40 centros de cultura infantil no Vale do Jequitinhonha, MG, no Cariri, CE e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, de Fortaleza e de Maceió.
Adelsin mora há dez anos na região de Diamantina, MG, onde mantém um “quintal laboratório vivo” com crianças.
Adelsin escreveu e ilustrou livros sobre construção de brinquedos (coleção Barangandão).

 

 

 

 

 

 

Lucilene Silva

É mestre e doutoranda em Música na UNICAMP, com parte da pesquisa de doutorado realizada em Portugal. Desenvolve desde 1998 pesquisa e documentação de cultura infantil e música tradicional da infância no Brasil e em outros países da América Latina. Coordena o Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil e o Centro de Formação de Educadores da Oca Escola Cultural; representa em São Paulo a Casa das 5 Pedrinhas, fundada pela pesquisadora Lydia Hortélio; integra a equipe de educadores da Casa Redonda Centro de Estudos e do Instituto Brincante. Dentre outras publicações é autora do livro “Eu vi as três meninas, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba”, que em 2015 recebeu o prêmio IPHAN de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial. Integrou a Cia Cabelo de Maria e participou dos filmes “Tarja Branca, uma revolução que faltava” e “Mitã”.

 

Informações:

Federação das Escolas Waldorf no Brasil (11) 976086261 fewb@fewb.org.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos Crie seu evento aqui